Login

La Bottonera

A Bottons Foot-ball Association tem muitas histórias e passou por diferentes fases. A fundação em 1990 foi marcada pela rivalidade entre os amigos fundadores, concorrência esta às vezes excessiva, onde Duda, Edson, Edu Lunardini e Léo disputavam campeonatos equilibradíssimos em um salão úmido, quase insalubre. Em 1997, a BFA começava a sentir os efeitos dos computadores no seu dia a dia: os times abandonaram os trabalhosos e românticos decalques para se renderem às artes desenhadas em programas gráficos. À época, a BFA contava com a participação em suas mesas com amigos de faculdade do Léo, como Renato, Marlos, entre outros.

Após 16 anos desde a fundação da BFA, 149 campeonatos (com 79 times campeões diferentes, dentre os mais de 450 times participantes) já haviam sido disputados. Mesmo com toda a organização, dedicação e empenho em manter viva a ideia de 1990, faltava algo que tornasse a BFA realmente independente: uma sede exclusiva para a prática do botão, que serviria também para criar um espaço destinado à paixão de todos os membros pelo futebol.

Por iniciativa do G8, Dadá, Duda, Edu Buzina, Grego, G2, Klécio, Léo e Zé Rubens, o sonho “sede própria” ganhou forma e com a inestimável ajuda da Rosa, esposa do Klécio. Duas semanas depois da decisão, o local foi encontrado, a loja nº 3 sobre a Padaria D’Art, de número 425 da rua Pestana, no bairro do Lauzane Paulista, esquina com a avenida do Guacá. Este era o local ideal para implantação da “Bottons Arena”, como foi batizado o espaço. Com área para a montagem de 4 mesas simultâneas, mais WC anexo e sobre a padaria, o que seria um excelente ponto de apoio aos botonistas, tudo se encaminhou de forma perfeita para a instalação da BFA.

Bottonera

Após longo trabalho para deixar tudo pronto, algumas noites passadas em lojas de material de construção ou separando os pôsteres dos times que já haviam sido campeões nas mesas da BFA para a decoração das paredes, a nova fase foi iniciada em uma quinta-feira, dia 08 de março de 2007, três dias antes do 17º aniversário de fundação da BFA. Com muita alegria e contando com a participação dos oito técnicos que vinham disputando os campeonatos regulares da liga, foi realizado o “Torneio Início Bottons Arena“.

Cada um dos técnicos representou uma única equipe, com o torneio sendo disputado em turno único, todos contra todos, com os dois primeiros colocados fazendo a final.

Regras na mesa, o torneio contou com as equipes do Besiktas TUR, do Grego, Botafogo RJ do Léo, Corinthians SP do G2, Fluminense RJ do Zé Rubens, Palmeiras SP do Dadá, Peñarol URU do Edu Buzina, Portuguesa SP do Klécio e Santos SP do Duda.

Bottonera

Botões a postos, a rodada foi iniciada com um atrativo a mais: quem seria o primeiro a marcar gol na nova sede? A grande honra coube ao lateral Marinho Chagas, do Tricolor das Laranjeiras do Zé Rubens, que, ao abrir a contagem no início do primeiro tempo no jogo contra o poderoso Santos SP do Duda, balançou as redes da Bottons Arena pela primeira vez.

Mesmo sendo a primeira equipe a levar gols na sede, o Santos SP acabou conquistando o torneio da nova casa da BFA!

De lá pra cá vários campeonatos foram realizados e novos times foram sendo campeões, o que permitiu a eles serem eternizados em pôsteres nas paredes da Bottons Arena, mas o principal objetivo continuou sendo atingido: manter o ambiente pra lá de sadio, pois sempre imperou em outros locais por onde a BFA deixou sua marca, como a casa do Klécio, da MC Caravan, do Léo etc, mostrando que as noites de botão continuam sendo as melhores da semana.

Em 2000, a vida se encarregou de afastar os amigos botonistas da BFA, um período mais complicado nesses 22 anos, porém, não menos apaixonante. Duda e Léo mantiveram a associação em operação, disputando intermináveis temporadas em um quarto de 10 m² no apartamento do recém-casado Léo, em Guarulhos (SP).

Alguns amigos vinham e iam, mas o limite do espaço disponível ficava cada vez mais evidente. Em 2003, tudo começa a mudar com a chegada de Klécio e de Edu Buzina aos “quadros” da Bottons Foot-ball Association. O processo de abertura foi acontecendo naturalmente, muito pela postura de Klécio, que certamente é o responsável por uma nova mentalidade. Através dele, Zé Rubens e G2 chegaram à BFA, e Dadá voltou a participar de campeonatos regulares.

Bottonera

A história sequente à inauguração da Bottons Arena é mais conhecida, mas o que todos não esperavam era o que enfrentaríamos no segundo semestre de 2009, cada qual ao seu modo.

Quando Klécio foi diagnosticado com leucemia, um silêncio quase ensurdecedor, velado – que aos poucos foi tirando o brilho das terças-feiras da galera – chegou a BFA. Como a chama da paixão pelo futebol de botão é difícil de se apagar, mantivemos a continuidade dos campeonatos, mas o ambiente entristecera. A situação culminou com o fechamento da Bottons Arena e a utilização temporária da casa de Léo.

Como os obstáculos são para ser transpassados, o Klécio venceu a doença e, de quebra, trouxe a alegria de volta às mesas da BFA. E, com muito orgulho, no final de semana dos dias 17 e 18 de julho de 2010, a Bottons Foot-ball Association inaugurou sua nova sede, a “LA BOTTONERA”, situada na Av. Zumkeller, 509, sala 4, no alto do Mandaqui, Zona Norte de São Paulo.

Torneio de Inauguração

Após quase 10 horas de trabalho para a montagem do local, ainda aconteceu o “Torneio Início La Bottonera” com os quatro técnicos que ainda conseguiam ficar em pé. Eles defenderam Alemanha (Edson), Brasil (Léo), Palmeiras (Ferrari) e USA (Zé Rubens). Foi um torneio de inauguração curto com semifinal e final.

Iniciados os jogos, a corrida pelo primeiro gol na nova casa era a emoção que valia. O camisa 20 americano, Paul Caligiuri, teve a honra de ser o primeiro a marcar um gol em “La Bottonera”, entrando para a história do futebol de botão brasileiro.

Nos jogos da semifinal o Brasil, do técnico Léo, perdia para os USA, de Zé Rubens, e a Alemanha – de “Deus” Edson – batia de virada o Palmeiras, do técnico Ferrari. A decisão ficou entre USA e Alemanha e foi equilibrada até os americanos marcarem com o “matador” Paul Caligiuri. Resultado vitorioso de 1 a 0 para o USA com comemoração especial de campeão de “El Loco” Joru.

A BFA agradece aos amigos, aficcionados, torcedores, técnicos que aqui estão e que por aqui passaram. Agradece pelos 22 anos de alegria e divertimento em torno de uma mesa verde. Podem ter a certeza que estamos preparados para os próximos 20 anos!

Bottons Foot-ball Association, a paixão pelo futebol em nossas mãos.

ENDEREÇO OFICIAL

Av. Zumkeller, 509, sala 4, Alto do Mandaqui, Zona Norte de São Paulo.